Colaboradores

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dia do Índio

Esta é uma data, muito trabalhada nas escolas. Tura- se um dia completo para dedicar a esta temática, porém fato é que por muitas vezes, a explanação deste assunto tão atual e tão politico deixa e muito a desejar. Em sua maioria, percebemos uma abordagem do tema sem qualquer tipo de contextualização e problematização da temática nas escolas, dentro das salas de aula.
Seja por falta de conhecimento ou de vontade, este tema tão importante e atual precisa ser trabalhado de maneira consciente com os alunos de forma a permitir que tenha uma opinião critica sobre o assunto. Não podemos subestimar sua capacidade achando que são imaturos demais para uma problematização, pelo contrário, é possível trabalhar a temática de maneira mais critica a partir da educação infantil. Digo isso porque sou professora e trabalhei justamente a questão do esteriótipo com os alunos, sobre  a imagem do índio com uma pena na cabeça e 4 listras no rostos pelado. Um aula com leituras de imagens, contos indígenas, e cantigas sobre o tema.
É possível sim trabalhar tal tema de maneira diferenciada e inteligente com os alunos! Basta primeiro rompermos com tais esteriótipos que já por nós estão internalizados e dedicarmos um pouco do nosso tempo a estudarmos e pensarmos sobre a temática.
abaixo segue link que ajuda muito no trabalho desta temática de momo lúdico e diferenciado, utilizando quadrinhos.

Nicole Aguiar

Um comentário:

  1. Muito legal mesmo trazer novas abordagens para trabalhar o tema sem folclorizar os povos indígenas. A educação tem papel crucial no desenvolvimento da formação desses pequenos.

    ResponderExcluir